fbpx
Pular para o conteúdo
Início » Como promover a campanha de Outubro Rosa nas empresas

Como promover a campanha de Outubro Rosa nas empresas

    Reconhecido mundialmente, o Outubro Rosa tem como objetivo a conscientização a respeito da prevenção e tratamento do Câncer de Mama, o segundo tipo mais frequente da doença.

    De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer entre as mulheres. Apesar de ainda não poder ser prevenido totalmente, a detecção precoce da doença é fundamental para o sucesso do tratamento.

    Portanto, difundir informações sobre o autoexame e sobre a doença como um todo é essencial. Não apenas entre as mulheres, mas também entre seus filhos, irmãos e parceiros.

    Como surgiu o laço rosa, símbolo da campanha

    A primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque na década de 90, marcou também a primeira aparição do laço rosa. Na ocasião, os participantes usaram o laço na altura do peito. E, desde então, a corrida acontece anualmente.

    O movimento Outubro Rosa, porém, só nasceu em 1997. Na época, outras cidades americanas decidiram aproveitar a movimentação causada pela Corrida para conscientizar mais pessoas. Foi apenas uma questão de tempo para a campanha chegar a outros países.

    No Brasil, a primeira ação do Outubro Rosa aconteceu em 2002. Na data, o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com a cor rosa. A partir daí, outras cidades passaram a adotar ações parecidas em monumentos, que envolveram o Cristo Redentor, o Elevador Lacerda, entre outros.

    O papel das empresas no Outubro Rosa

    O Outubro Rosa surgiu para mobilizar a população mundial e promover a conscientização sobre a doença para que, assim, vidas sejam salvas.