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Como vender na Black Friday: estratégias infalíveis para a data

    Vender na Black Friday vai muito além de anunciar descontos. Afinal, é preciso encontrar o equilíbrio entre ofertas atraentes e a lucratividade do negócio.

    Ainda assim, é inegável que a Black Friday é uma das datas mais esperadas, não apenas pelo varejo, como também, para as empresas B2B e de serviços.

    Preparado para vender na Black Friday e superar as metas de faturamento? Veja, a seguir, algumas estratégias que vão ajudá-lo a se preparar e a ser bem sucedido na data!

    1. Conheça os números da Black Friday

    Conhecer os resultados de vendas das Black Fridays passadas é uma excelente maneira de se planejar para as que estão por vir.

    De acordo com com este estudo, , a Black Friday de 2022:

    ● Teve um faturamento de R$ 6,1 bilhões, entre a quinta-feira que antecede a Black
    Friday e a Cyber Monday;
    ● Apresentou uma taxa de recompra de 7,1%;
    ● O uso do PIX, como meio de pagamento, cresceu em 142,87%;
    ● O WhatsApp foi o canal que liderou as solicitações de atendimento, com 90,87% de
    participação;
    ● Em relação ao faturamento, as categorias de eletrodoméstico, eletrônicos e telefonia
    lideraram;
    ● Em relação ao número de pedidos, o ranking foi moda e acessórios, beleza e
    perfumaria e alimentos e bebidas.

    2. Planeje e prepare-se para a data

    Um dos grandes erros das empresas que não são bem sucedidas em vender na Black Friday é a falta de planejamento e estrutura.

    É essencial que o negócio consiga atender à demanda. Portanto, é preciso avaliar se a quantidade de produtos em estoque é suficiente, se a sua equipe de vendas e atendimento está treinada de forma adequada para a data e, caso você venda online, se o seu site consegue aguentar a demanda de acessos.

    Jamais tente maquiar os descontos porque, com certeza, seus clientes vão perceber.

    Lembre-se de que a Black Friday é uma oportunidade de vendas e de atração de novos clientes e, para que isso aconteça, tudo precisa estar funcionando corretamente.

    3. Promova Upsell para aumentar o seu ticket

    O upsell é uma técnica de vendas na qual é oferecida uma opção mais completa, maior ou atual do produto ou serviço que o cliente for comprar.

    Por exemplo, se você vende celulares, é possível oferecer uma versão do dispositivo com mais memória, por um pequeno aumento de preço.

    Essa é uma ótima maneira de vender na Black Friday com aumento de ticket. Aproveite que o seu cliente está mais propenso a comprar para apresentar outras opções para ele.

    4. Ofereça brindes estratégicos

    A Black Friday é famosa pelos descontos, porém, há outras formas de oferecer vantagens na época, como a disponibilização de brindes personalizados.

    A dica aqui é oferecer itens que tenham a ver com o seu público ou, até mesmo, sejam exclusivos, para compras acima de determinado valor.

    Por exemplo, um Pet Shop pode oferecer uma nécessaire personalizada para os tutores do Pet. Uma marca de cosméticos, pode oferecer uma faixa de cabelo para os clientes fazerem seu skincare e assim por diante.

    Ao escolher os brindes personalizados, tenha em mente que, muito mais do que um presente, você estará gerando encantamento. Portanto, selecione itens que representem os valores da sua marca e transmitam mensagens

    A embalagem também diz muito e, inclusive, pode ser ainda mais poderosa do que o seu conteúdo. Por isso, aposte também em caixas com a identidade visual do seu negócio.

    Os brindes são poderosos para fidelizar clientes e, quanto mais significado eles tiverem, maior o impacto durante e depois da Black Friday.

    5. Recompense os clientes fiéis

    A data é ótima para atrair novos clientes, porém, não podemos deixar os clientes fiéis de lado.

    Recompensar a lealdade dos clientes é uma prática inteligente durante a Black Friday.
    Ofereça promoções exclusivas para clientes fidelizados, reconhecendo e valorizando o relacionamento contínuo.

    Dessa forma, você demonstra o compromisso da empresa em manter parcerias duradouras.

    6. Divulgue sua Black Friday

    Por fim, de nada vai adiantar oferecer descontos excelentes e brindes incríveis se ninguém ficar sabendo.

    Use as redes sociais, as mídias pagas e o e-mail marketing para informar seus clientes e potenciais clientes da ação.

    Tenha em mente que um dos grandes segredos da Black Friday é a sensação de escassez e imediatista, por isso, informe a data de início e término ou, então, a quantidade de itens em estoque para que as pessoas tomem decisões rápidas!

     

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