Um novo ano traz novos objetivos, revisão de estratégias e, claro, levanta algumas dúvidas. Afinal, esse é um momento importante no Planejamento Onboarding de novos colaboradores.
Ao receber um colaborador em sua empresa, o processo de integração, também conhecido como onboarding, desempenha um papel fundamental na definição do tom para sua jornada na organização.
Neste contexto, investir em brindes é uma estratégia poderosa e significativa para cumprir com os objetivos do planejamento.
Onboarding de colaboradores: boas-vindas e reconhecimento
O onboarding reúne uma série de ações para integrar os novos colaboradores na empresa. Por meio dele, é possível agilizar a adaptação das pessoas que estão chegando e dar o tom que irá acompanhá-los durante suas carreiras.
O onboarding, portanto, é fundamental para que os novos colaboradores se sintam bem-vindos e motivados e compreendam os valores e cultura da empresa. Portanto, ele precisa ir muito além de uma simples orientação.
Sentimento de pertencimento
Mas, como fazer uma pessoa que está chegando agora sentir que pertence àquele
ambiente?
Esse é um dos grandes desafios do onboarding e é por isso que investir em brindes,
durante este processo, é tão importante.
Ao oferecer um brinde personalizado como parte do processo de onboarding, a empresa demonstra imediatamente sua valorização e reconhecimento pelo novo colaborador. Esse gesto inicial cria uma impressão positiva e acolhedora, estabelecendo as bases para um relacionamento produtivo e engajado.
Além disso, o ato de presentear o colaborador fortalece o sentimento de pertencimento e incentiva uma rápida integração à cultura organizacional, promovendo um ambiente de trabalho coeso e colaborativo.
Investir em Brindes reforça a Identidade da Marca
Vale ressaltar que investir em brindes durante o onboarding precisa ser uma ação pensada e bem planejada.
Os brindes, quando escolhidos estrategicamente, refletem a identidade e os valores da empresa. Portanto, integrar brindes alinhados à missão e visão da organização, reforça a marca e comunica sua cultura de forma tangível, auxiliando na construção de uma cultura corporativa sólida.
Engajamento e motivação desde o primeiro dia
A recepção calorosa e o reconhecimento inicial, proporcionado por brindes, impactam significativamente no engajamento e na motivação dos novos colaboradores. Afinal, sentir-se valorizado e acolhido desde o início colabora para construir a confiança e a disposição para contribuir ativamente com a organização.
Além disso, investir em brindes permite oferecer recursos úteis para facilitar o processo de adaptação e aprendizado dos novos colaboradores.
Brindes como kits de boas-vindas, materiais de escritório personalizados ou itens
tecnológicos são ferramentas práticas que auxiliam os colaboradores em suas funções e os ajudam a se familiarizar com os recursos da empresa.
Ao investir em brindes durante o onboarding de novos colaboradores, as empresas estão, na verdade, investindo no sucesso e na retenção de talentos.
Essa prática simples, mas significativa, pode fazer uma diferença substancial na experiência inicial dos colaboradores, estabelecendo um alicerce sólido para um relacionamento mutuamente benéfico a longo prazo!