Reconhecido mundialmente, o Outubro Rosa tem como objetivo a conscientização a respeito da prevenção e tratamento do Câncer de Mama, o segundo tipo mais frequente da doença.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer entre as mulheres. Apesar de ainda não poder ser prevenido totalmente, a detecção precoce da doença é fundamental para o sucesso do tratamento.
Portanto, difundir informações sobre o autoexame e sobre a doença como um todo é essencial. Não apenas entre as mulheres, mas também entre seus filhos, irmãos e parceiros.
Como surgiu o laço rosa, símbolo da campanha
A primeira
Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque na década de 90, marcou também a
primeira aparição do laço rosa. Na ocasião, os participantes usaram o laço na
altura do peito. E, desde então, a corrida acontece anualmente.
O movimento Outubro Rosa, porém, só nasceu em 1997.
Na época, outras cidades americanas decidiram aproveitar a movimentação causada
pela Corrida para conscientizar mais pessoas. Foi apenas uma questão de tempo
para a campanha chegar a outros países.
No Brasil, a primeira ação do Outubro Rosa
aconteceu em 2002. Na data, o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi
iluminado com a cor rosa. A partir daí, outras cidades passaram a adotar ações
parecidas em monumentos, que envolveram o Cristo Redentor, o Elevador Lacerda,
entre outros.