fbpx
Pular para o conteúdo
Início » Endomarketing como geração de competitividade para sua empresa

Endomarketing como geração de competitividade para sua empresa

    O endomarketing é fundamental para motivar os colaboradores e aumentar a competitividade da sua empresa. Saiba como realizar uma ação do tipo e gerar resultados.

    O endomarketing, ou marketing interno, é uma estratégia que visa engajar e reconhecer os colaboradores de uma empresa. E, independentemente do porte ou segmento do seu negócio, ele é essencial para gerar mais valor e competitividade.

    A partir do momento que o seu time está motivado, a produtividade aumenta, os clientes são melhores atendidos e a empresa consegue inovar. Como resultado, o negócio fatura mais e se destaca no mercado.

    Além disso, o endomarketing é eficaz para reduzir o turnover de colaboradores. O que gera um grande impacto positivo nos gastos da empresa com demissões e novas contratações.

    Ou seja, não há investimento melhor que você possa fazer do que apostar no endomarketing.

    Dicas para aplicar o endomarketing corretamente

    Uma das grandes vantagens do endomarketing é que ele não precisa ser caro ou partir de atitudes grandiosas. Muitas vezes, com pequenas mudanças na cultura interna, já é possível observar grandes resultados.

    A seguir, separamos algumas dicas que vão ajudá-lo com essa tarefa:

    1. Entenda o que é importante para a sua equipe

    O grande objetivo do endomarketing é engajar os colaboradores. E, para isso, você precisa entender o que o seu time enxerga como reconhecimento e o que agrega valor para ele.

    Peça para que o seu RH faça um mapeamento para entender o perfil comportamental de cada um. Com isso, você terá uma visão muito mais realista de como está o clima interno e o que precisa ser melhorado.

    2. Trace objetivos claros

    Depois, é fundamental entender onde a empresa deseja chegar com as ações de marketing internas.

    Você pode, por exemplo, querer melhorar a comunicação interna, aumentar a performance da equipe, reduzir a rotatividade de colaboradores ou reconhecer conquistas importantes da equipe.

    Com um objetivo claro definido, as ações internas terão um direcionamento e as chances de os resultados serem positivos serão muito maiores.

    3. Planeje as ações ao longo do ano

    Assim como sua empresa realiza um planejamento financeiro, as ações de endomarketing também precisam estar organizadas. Dessa forma, será possível já separar os investimentos necessários e criar um calendário para que elas ocorram nas datas certas.

    Para facilitar a atividade, sempre elenque estes 3 pontos:

    • O que será feito;
    • Como a ação será realizada;
    • Por que essa ação será realizada.

    Entre as estratégias que podem ser utilizadas, estão:

    • Campanhas de conscientização sobre um tema.
    • Criação de novos canais de comunicação.
    • Distribuição de brindes personalizados.
    • Oferta de incentivos e comissões.
    • Realização de eventos internos.

    4. Acompanhe e analise os resultados

    Por fim, é fundamental entender quais ações de endomarketing que geraram os resultados esperados. Afinal, é só com essa mensuração que será possível aprimorar a estratégia a cada ano e engajar cada vez mais os colaboradores.

    Para essa análise, defina os indicadores de resultados de cada ação interna. Esses indicadores funcionarão como um termômetro para avaliar se vocês estão ou não no caminho certo.

    Alguns indicadores que podem ser usados são: nível de produtividade, nível de satisfação do colaborador, taxa de absenteísmo, entre outros.

    Precisando de ideias criativas de endomarketing? Veja como você pode usar os brindes para colaboradores em diferentes ocasiões para motivar o seu time!